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26 de Abril de 2024

Plataforma impulsiona faturamento de advogados com perfil inovador

Diferentemente dos tradicionais catálogos do segmento, a Roundlaw seleciona apenas os 5 advogados mais renomados e inovadores de cada especialidade; A plataforma atua também no desenvolvimento de network e canais de divulgação dos profissionais e gerou mais de R$ 10 milhões em negócios aos seus parceiros já nos primeiros meses de operação

há 5 anos

O cenário de inovação disruptiva na área do Direito deixou de apenas contribuir para a gestão e automatização de processos no dia a dia dos advogados brasileiros. Novas plataformas surgem com o propósito de gerar network e impulsionar os negócios desses profissionais. Esse é o caso da Roundlaw, serviço que visa identificar e conectar os potenciais clientes com os advogados mais inovadores de cada especialidade. Atuando também como uma consultoria de marketing para os profissionais, o sistema atualmente está disponível nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília e gerou movimentação acima de R$ 10 milhões somente nos últimos cinco meses, quando foi iniciada oficialmente a operação da empresa. Para 2019, a expectativa é de gerar volume de negócios superior a R$ 60 milhões.

A plataforma surge para resolver um problema crônico: a escolha do advogado ideal entre mais de 1 milhão de profissionais ativos no país. Segundo dados da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), há um advogado para cada 209 brasileiros. O número é superior, por exemplo, a mercados mais consolidados, como EUA e Reino Unido, que possuem, respectivamente, proporção de um profissional a cada 246 e 354 pessoas. “Ao selecionarmos os cinco melhores dentro de cada área, conseguimos resolver a dificuldade das empresas e pessoas físicas na busca por advogados realmente qualificados em suas especialidades, além de retirar a necessidade das indicações pontuais de amigos, colegas de trabalho e familiares, que muitas vezes são inapropriadas para a situação exigida no momento”, avalia Gabriel Oliveira, CEO da Roundlaw no Brasil.

Para utilizar o serviço, o executivo explica que o visitante deve iniciar a busca no site optando por dois tipo de perfis. O primeiro, batizado de ‘Market Recognition’, reúne os cinco advogados de cada especialidade com a melhor reputação em seu mercado, isto é, os mais consagrados de cada cidade. Na opção ‘Roundlaw Selection’, estão listados profissionais escolhidos mediante critérios específicos definido pela Roundlaw. “Vale lembrar que ambos os grupos de advogados contam com ampla capacidade de comunicação, proximidade e engajamento com os clientes, especialização comprovada e proficiência em línguas estrangeiras”, argumenta o executivo.

Para integrar o segundo grupo, o Roundlawyer - título dado aos selecionados - precisa passar pelo crivo da equipe de inteligência de mercado da startup, composta por headhunters especializados no mercado jurídico e pela devida validação de reputação junto a outros profissionais do mercado. “Além disso, realizamos entrevistas com esses candidatos para verificar o nível de carisma, teste de proficiência de inglês e conhecer detalhadamente sua experiência profissional. Tudo isso para oferecer um advogado realmente qualificado para atender a demanda dos nossos usuários”, garante Oliveira.

Para os advogados, além de estar presente numa seleta lista, os profissionais ganham acesso à consultoria de marketing e conteúdo, que impulsiona sua visibilidade nas mídias sociais, mercado e imprensa. “Todos eles contam com nosso auxílio para estabelecimento de network com executivos, investidores, etc. Para isso, organizamos eventos corporativos, coquetéis e jantares com intuito de realizar essa aproximação. Também temos uma equipe de marketing que produz e divulga conteúdos capazes de trazer engajamento e reciprocidade com o público que já segue a Roundlaw nas mídias sociais. Ou seja, a nossa ideia é ajudar o advogado a se destacar ainda mais no mercado e, com isso, proporcionar maiores oportunidades para conquistar novos contratos e clientes”, explica o CEO.

Concebida pela empreendedora russa Elizaveta Uvarova, a ideia surgiu a partir da sua dificuldade em encontrar advogados qualificados para uma consultoria jurídica especializada, quando pretendia trazer um dos empreendimentos do grupo suíço Tech Vanguard ao Brasil. “A partir desse momento, ela imaginou um modelo de negócio que fosse capaz de reunir os cinco ‘medalhões’ e os cinco mais inovadores dentro de cada área de atuação para conseguir resolver o problema das pessoas que enfrentam a mesma dificuldade”, relata Gabriel. Ainda segundo ele, o serviço também foi idealizado para auxiliar startups e empresas de inovação, acostumadas a padrões globais de atendimento, a encontrarem o profissional ideal. “Esse tipo de player, geralmente, busca se relacionar com profissionais que prezam por uma comunicação rápida, proximidade com o cliente e atendimento personalizado. A Roundlaw pretende também auxiliar os advogados a mudarem alguns procedimentos e padrões, visando atender esse novo perfil de empreendedor. Inclusive, muitos que já estão em parceria conosco já utilizam esses métodos”, complementa Oliveira.

Primeiros resultados

Lançada oficialmente em junho de 2018, a Roundlaw já trouxe inúmeras causas aos advogados cadastrados na plataforma. Somadas, elas geram movimentação financeira acima de R$ 10 milhões. “Nesse início, tivemos uma receptividade positiva do mercado e acreditamos que temos todos os fundamentos para crescer rapidamente. Alguns profissionais ficam um pouco mais reticente com a novidade, mas de forma geral todos elogiam a iniciativa”, avalia o executivo.

Atualmente, a Roundlaw disponibiliza a lista de profissionais de 25 áreas diferentes do Direito em São Paulo. No Rio de Janeiro, são 23 especialidades, enquanto em Brasília há 13. O bem-sucedido trabalho, até o momento, abre portas para a expansão. “No momento o foco é disponibilizar mais especialidades aos usuários nas cidades que já mantemos operação. Após a conclusão desse processo, queremos pouco a pouco disponibilizar a plataforma em outras importantes capitais”, informa.

Oliveira observa também que vê com bons olhos o mercado brasileiro e planeja ampliar a gama de serviços oferecidos em 2019. “Há grande potencial para geração de valor no mercado jurídico brasileiro. Nossa missão é gerar soluções e resultados para toda a classe e, por isso, iremos implantar mais novidades no ano que vem”, conclui Gabriel Oliveira.

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